//DIFERENÇAS ENTRE CNH SUSPENSA E CNH CASSADA

DIFERENÇAS ENTRE CNH SUSPENSA E CNH CASSADA

A principal dúvida que nos gera é saber qual a diferença entre elas. Tanto a cassação quanto a suspensão são dadas a motoristas que deram um deslize na legislação de trânsito. Porém, uma possui a penalidade mais leve do que a outra.

Ter a CNH suspensa, significa ficar com a carteira de habilitação bloqueada por algum tempo, conforme determinado pela autoridade de trânsito, o que varia entre 6 a 12 meses, em casos onde o indivíduo foi autuado na mesma infração que prevê a suspensão do direito de dirigir ou sofreu dois processos (ou mais) de suspensão da CNH por pontos dentro desse período, o prazo varia de 6 meses a 2 anos. Essa penalidade pode ocorrer no momento em que o motorista soma 20 ou mais pontos em sua CNH ou comete infrações autossuspensivas, como por exemplo: dirigir sob efeito de álcool ou drogas, disputar racha, empinar moto, omitir socorro, entre outras. O condutor pode tentar se livrar dessa penalidade e a primeira etapa seria a Defesa Prévia, ela inicia no momento em que o motorista recebe a notificação de autuação. Depois de ser informado sobre a infração cometida, o motorista pode procurar erros formais na notificação, como falta de informações obrigatórias, para anular a punição.

Dirigir com a habilitação suspensa, ter reincidência em multas gravíssimas ou possuir casos de crimes de trânsito, o motorista terá a CNH Cassada, acontecendo isso a punição é mais rígida. O Código de Trânsito Brasileiro prevê a proibição de dirigir por 2 anos e se flagrado dirigindo com a habilitação assim, é infração gravíssima tendo um multiplicador de três vezes, ou seja, a multa passa a ser de R$ 880,41 e, além disso, é considerado crime de trânsito, podendo então o condutor ser preso por um período de até um ano. Somente após passado esse período de cassação, o condutor penalizado poderá refazer todo o processo de habilitação.

Sobre as duas penalidades que tiram o direito de dirigir, é importante saber diferenciar uma da outra, visto que a cassação pode ser consequência do não cumprimento de uma suspensão.

Tendo em vista os motivos que levam o condutor a não poder dirigir, entende-se que a suspensão e a cassação são importantes, pois servem, em primeiro lugar, não para punir o condutor, mas para educá-lo, podendo também serem contestadas, caso o condutor considere injusta a penalidade que lhe está sendo atribuída.

By |2020-03-30T14:25:40-03:00agosto 22nd, 2019|Blog|0 Comments